Gerência de Riscos em Projetos de Software

Risco do projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro impactando o projeto de forma negativa (ameaça) ou positiva (oportunidade).
Ele pode ocorrer devido a uma ou mais causas e pode ocasionar um ou mais impactos positivos ou negativos.

Importante ressaltar, que os riscos estão relacionados com as demais áreas de conhecimento e devem ser tratados de forma integrada considerando as melhores práticas de cada área de conhecimento.

Os riscos podem ser:

  • Conhecidos: Foram identificados, analisados e considerados no planejamento do projeto, ou;
  • Desconhecidos: Nesse caso quando evento ocorre, temos um problema ou questão para o projeto (Issues) e devem ser tratados agilmente.
    • O GP deve tomar as devidas ações corretivas, identificar as causas, e tomar ações preventivas para que o problema não ocorra novamente.
    • E ainda, deve documentar todas as decisões tomadas, notificar os responsáveis e garantir seu comprometimento na resolução do mesmo.

Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.

Os processos de gerenciamento de riscos em um projeto são:

  1. Planejar o gerenciamento dos riscos: definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.
  2. Identificar os riscos: determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características.
  3. Realizar a análise qualitativa dos riscos: Avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.
  4. Realizar a análise quantitativa dos riscos: Efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
  5. Planejar as respostas aos riscos: Desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
  6. Controlar os riscos: Monitorar e controlar os riscos durante o ciclo de vida do projeto.

Quando o risco é considerado no contexto da Engenharia de Software, três fundamentações conceituais estão sempre em evidência:

  • O futuro é nossa preocupação: que riscos podem causar o insucesso do projeto de software?
  • A mudança é nossa preocupação: Como as mudanças de requisitos do cliente, afetam a pontualidade e o sucesso geral?
  • Devemos cuidar das escolhas: Que métodos e ferramentas devemos usar, quantas pessoas devem ser envolvidas, quanta ênfase em qualidade é suficiente?

Para a estimativa de riscos, podemos criar uma planilha que deve ser preenchida com as seguintes colunas, indicando a análise o a resposta ao risco a ser avaliado:

  • Prioridade: a prioridade de atendimento do risco encontrado
  • Risco: a descrição do risco a ser avaliado
  • Gravidade: o nível de gravidade do risco (Alto, Médio, Baixo ou Zero)
  • Probabilidade de ocorrência: podem ser classificados como Alto, Médio, Baixo ou Zero.
  • Impacto previsto: os efeitos e conseqüências gerados pela ocorrência do risco.
  • Contramedidas previstas: as ações para evitar que o risco ocorra.

Para esta avaliação e controle, podemos usar a lista abaixo dos riscos mais comuns em qualquer projeto de software:

ÁREA FATOR DE RISCO
TECNOLOGIA Hardware com performance incompatível com a aplicação criada
TECNOLOGIA Mudança de plataforma ou linguagem, durante o projeto
PESSOAL Falta de motivação da equipe
PESSOAL Rotatividade de pessoal
MÉTODOS Falta de adoção de modelagens visuais para o projeto
MÉTODOS Falta de adoção de metodologias de desenvolvimento
PADRÕES Falta de adoção de normas ou modelos de qualidade
MÉTODOS Falta de adoção de metodologia de gestão de projetos
FERRAMENTAS Não utilização de ferramentas de controle de requisitos
FERRAMENTAS Não utilização de ferramentas de controle de configurações
FERRAMENTAS Não utilização de ferramentas para gestão de projetos
REQUISITOS Requisitos mal definidos, incompletos ou mal entendidos
REQUISITOS Mudanças contínuas nos requisitos
PESSOAL Falta de envolvimento dos usuários ou resistência a mudanças
ESTIMATIVA Tempo de desenvolvimento do projeto mal estimado
ESTIMATIVA Custos do desenvolvimento do projeto mal estimados
ORGANIZACIONAL Falta de recursos financeiros para continuar o projeto
ORGANIZACIONAL Expectativas pouco realistas do cliente quanto ao projeto
MÉTODOS Planejamento inadequado ou insuficiente do projeto
TECNOLOGIA Desconhecimento de tecnologias necessárias para o projeto
REQUISITOS Mudanças contínuas dos objetivos e escopo do projeto
MÉTODOS Não utilização de métricas no projeto
PESSOAL Baixa produtividade nos envolvidos no projeto
PESSOAL Problemas ou atritos que ocorrem entre clientes e contratados
MÉTODOS Ausência de plano de testes no projeto
ORGANIZACIONAL Omissão de informações importantes durante o projeto
FERRAMENTAS Não adoção de ferramentas de produtividade na codificação
MÉTODOS Não adoção de reuso de código e interfaces
MÉTODOS Documentação do projeto ausente ou incompleta
MÉTODOS Falta de históricos de projetos anteriores
PESSOAL Funcionários sem treinamentos em tecnologias de ponta
ORGANIZACIONAL Ambiente organizacional instável onde se realiza o projeto
MÉTODOS Não utilização da técnica de prototipação no projeto
QUALIDADE Insatisfação do cliente para com o software desenvolvido
PESSOAL Quantidade de pessoal inadequada para o porte do projeto
LEGAIS Contrato de prestação de serviços falho ou incompleto