Para explicar sobre o que é o Guia PMBOK, vou incluir a definição dada pela própria Project Management Institute (PMI), mantenedora do guia:
“Para garantir que o seu conhecimento em gerenciamento de projetos e processos de trabalho estão atualizados e são consistentemente aplicados, os padrões mundiais do PMI são a base para o conhecimento da profissão. Veja a nossa biblioteca mundial de padrões, saiba mais sobre os atuais projetos para desenvolvimento de novos padrões e veja como você pode contribuir.
Uma forte base de gerenciamento de projetos é a chave para seu sucesso, portanto, utilize os padrões mundiais do PMI para ter certeza que você está fazendo a coisa certa.
Os padrões mundiais do PMI fornecem orientações, regras e características do gerenciamento de projetos. Como esses padrões são amplamente aceitos e aplicados de forma consistente, eles ajudam você e seus pares de todo mundo a obter a excelência profissional. E devido ao fato de serem criados e atualizados, tanto por equipes de voluntários, quanto pelo público em geral, você pode ter a certeza que nossos padrões refletem a profissão, atualmente em evolução, com precisão e de forma contínua.”
O PMBOK (5ª edição) descreve 47 processos de gerenciamento, organizados em 10 áreas de conhecimento e em 5 grupos.
- Iniciação
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e Controle
- Encerramento
Na imagem abaixo (clique para abrir), podemos ver todos estes processos e seu organização.
Uma descrição um pouco mais detalhada sobre os processos, está disponível no arquivo pmbok
O objetivo deste post não é apresentar o detalhamento completo sobre este guia e os seus processos de gerenciamento de projetos. Entretanto, para o iniciante na área, estas informações podem ajudar no entendimento daquilo que se espera como rotina de trabalho de um gerente de projetos.
Você precisa fazer login para comentar.